quinta-feira, 27 de setembro de 2018

PROPRIEDADES COLIGATIVAS


De acordo com a Lei de Raoult, para um mesmo solvente, o efeito coligativo apresenta comportamento linear, dependendo apenas da quantidade em mols do soluto não volátil, não importando sua natureza. Se a 1 atm uma solução aquosa de glicose 0,1 mol/litro inicia sua ebulição a 100,2 ºC (ou seja, 0,2 ºC acima da água pura), uma solução aquosa 0,2 mol/litro do mesmo açúcar o iniciará sua ebulição a 100,4 ºC.  Para o dobro da concentração em mol/litro, teremos o dobro do efeito coligativo e assim por diante.



A NATUREZA DE PARTÍCULAS DISPERSAS:
Conforme a natureza do soluto, podemos ter 2 tipos de soluções:


1. Soluções Iônicas
São soluções que apresentam íons dissolvidos. São conhecidos também de soluções eletrolíticas, pois conduzem corrente elétrica. Por exemplo, ao diluirmos 2g de NaCl (sal de cozinha) em água, teremos uma solução que apresenta os íons Na+ e Cl dissolvidos, de acordo com a equação abaixo:

NaCl(s) ------------à Na+(aq) + Cl(aq)
               (H2O)



2. Soluções Moleculares
São soluções formadas por moléculas dissolvidas. São conhecidas também de soluções não eletrolíticas, pois, não conduzem corrente elétrica. Por exemplo, repetindo a experiência anterior, porém, desta vez utilizando o açúcar (C12H22O11) ao invés do sal, notamos (conforme a equação abaixo) que não há separação do soluto, portanto, trata-se de uma solução constituídas por moléculas dissolvidas.

C12H22O11(s) --------------à C12H22O11(aq)
                       (H2O)                                          




Exercícios ilustração:


1. Se uma solução aquosa de NaCl 0,2 mol/litro inicia seu congelamento a –0,3 ºC, em que temperatura uma solução aquosa 0,3 mol/litro de AlCl3 iniciará a congelar?


Resolução:

Fazendo uma tabela com as informações fornecidas, para facilitar a visualização:



Observa-se que houve uma variação de 3 vezes na quantidade de partículas (íons) de cloreto de sódio (NaCl) para o tri-cloreto de alumínio (AlCl3). E sabendo que o efeito coligativo apresenta o comportamento linear, dependendo apenas da quantidade em mols do soluto não volátil, não importando sua natureza.


Então, temos que:

A temperatura de congelamento do (AlCl3) é: 3 x (– 0,3) = - 0,9 ºC



Resp.: A temperatura de congelamento procurada é – 0,9 ºC




2. Uma solução aquosa de brometo de prata, AgBr, de concentração 0,2 mol/litro, inicia sua ebulição a 100,6 ºC.  Qual deve ser a concentração de uma solução de sulfato de alumínio, Al2(SO4)3, para que apresente temperatura de início de ebulição igual a 101,2 ºC ?


Resolução:

Novamente, construindo uma tabela, temos:



Resposta: A concentração de solução procurada é 1,6 mol/litro.





Nenhum comentário:

Postar um comentário